Série Bastilha /Mobília Tomada
A cadeira estilo Louis XVI, símbolo do decór burguês ainda sob o perfume real absolutista, ressurge cultivada, trazendo uma analogia à Revolução Francesa: a queda da Bastilha é ilustrada na revolta das formas “naturais” ora esculpidas sob o subjulgo controlador, enfim são desafiadas aqui pela força de retomada das plantas vivas. uma obra/oferenda regenerativa, como um encanto mutante, um retrato livre do tempo, espelho fiel de quem a cultiva.
“Desde a folha murcha de um Caravagio até a caveira de um Zurbarán, a natureza morta se apresenta como transcorrer. Assim, Mobília Tomada está intimamente relacionada como esse género, não tanto por uma questão temática – folhas, flores e receptáculos –, mas por fazer tangível a condição mutável. Deixar fluir esse passar do tempo que os barrocos tentaram capturar na imagem.”
Trecho do texto: Rodrigo Bueno – Crônica da exposição Matuto ao Cubo | Por Julia Buenaventura
| Texto originalmente publicado em ArtNexus. no. 88. Vol. 12, 2013. Edição espanhol e inglês, Bogotá-Miami |


















