ADAPTAÇÃO – Exposição de acervo

ADAPTAÇÃO – Coletiva de Acervo Galeria Marília Razuk fevereiro a março 2025
Curadoria Galciani Neves

Adaptação evidencia a passagem de uma mostra a outra, tomando como sentido ordenador dois pressupostos: o primeiro, o título homônimo da obra de Raquel Garbelotti, que compôs a exposição “Das paisagens, dessas que vêm aos lábios”, curada por Galciani Neves. A obra incorpora o sentido de adaptação usado no campo da Biologia, impondo a plantas de diferentes biomas a ambientação no cubo branco da galeria. Tendo participado de mostras em outros espaços expositivos, a obra passou por processos de adaptação das plantas e dela própria onde foi exibida. O segundo, busca compor uma exposição que ajuste linguagens e formas de pensamento heterogêneas desenvolvidas pelos artistas em representação na Galeria Marília Razuk.

Agrupados em dois segmentos, as obras revelam propostas embasadas no abstracionismo e na figuração, visto que na arte contemporânea, a relação entre tais vertentes tornou-se cada vez mais fluida, desafiando as fronteiras rígidas que antes as separavam. Enquanto a arte abstrata enfatiza formas, cores e gestos independentes de representações reconhecíveis, a arte figurativa mantém referências ao mundo visível, reinterpretando a realidade por meio de estilos diversos.

Adaptação apresentada na Galeria Marilia Razuk, trata-se disso, reinterpretações, novos diálogos, novos caminhos propostos, e uma nova adequação e ocupação do espaço expositivo.