ateliê — espaço dinâmico ritual — caminho

Um território-gira, ritmado no tempo espiralar, onde madeira, ferro, plantas são coletados como recursos e transformados

arte, natureza e ancestralidade

incenso no atelie
Elandro Pereira e Rodrigo Bueno acaraje

Mata Adentro é nome de um laboratório de experimentação de linguagens artísticas, um espaço vivo dentro da cidade cimentada, uma rachadura. Um território-gira, ritmado no tempo espiralar, onde madeira, ferro, plantas são coletados como refugo, são transformados em instalações, esculturas, pinturas - obras/assentamentos, práticas educativas/terapêuticas. Semeamos o cultivo de um jardim interno, uma chama/chave transcendente entre o dentro e o fora, como expressões ancestrais que falam da continuidade da vida, do eixo que sustenta o todo, da cultura em constante movimento.

Rodrigo Bueno

atelie aberto a noite

ateliê - escola - arteterapia

Mata Adentro é um nome escolhido para expandir a autoria de um único artista em ações de processos coletivos. Rodrigo tem feito diversas exposições no país e no exterior por mais de vinte anos, com obras em sua maioria tridimensionais, vivas e imersivas que se relacionam com o vínculo da natureza e o ser humano, sobrepondo narrativas ancestrais e energias fluídas, voltadas à cura vibracional e à experimentação educativa.

Rodrigo Bueno, nascido em Campinas em 1967, vive e trabalha em São Paulo. É idealizador do ateliê Mata Adentro, localizado no bairro da Lapa em São Paulo.

leste na mata 2
cariri xoco e benê
casal janeiro 2023
acrilica sobre madeira recuperada
cariri em casa

Construído a mais de 80 anos o terreno do galpão à rua Albion, 549 na Lapa, é terra indígena ocupada, foi quintal, galinheiro, siderúrgica, funilaria, mecânica de automóveis. A partir de 2010, recuperado com garimpo de sucata, o ateliê foi erguido como um misto de casa e laboratório de criação e montagem de obras o que tem atraído filmagens e locações de diversas naturezas, como casamentos, ações educativas, fotos e filmagens ligados ao espírito do lugar, como um eixo, arte, natureza e ancestralidade.

acrilica sobre madeira recuperada
Das alamas foto Ana Pigosso

Cada Canto um santo. O espaço em si tem como eixo do trabalho a regeneração energética. Há mais de 30 anos o ateliê acolhe a Fraternidade Espiritual Irmãos do Vale, uma estância espiritual situada em um campo multidimensional unindo correntes do Oriente e Ocidente. 

Sessões ao longo de décadas foram presenciais, mas durante a pandemia os encontros tornaram-se virtuais. A canalização de psico desenhos tem se intensificado ao longo do tempo convidamos aos interessados em participar de enviarem mensagens via email para bueno@mataadentro.com.br

Sidha Ramaya e Bahkita

Caruru dia 27 de Setembro, a Ibejada é celebrada com pratos da culinária sagrada afro baiana a base de dendê. Os convidados trazem as oferendas de doces, brinquedos e materiais artísticos para doação, o que faz a festa colaborativa.

O nome Ibejada vem da celebração dos Ibejis, o irmãos gêmeos menina e menino, são orixás crianças que vivem na floresta a co-criar o mundo. Símbolo da nossa criança interior, fonte de espontaneidade e imaginação.

Comida ritual

Oferenda